ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A meu Partido (Variação de um poema de Pablo Neruda)


Por Adalberto Monteiro*
 

Fora de ti, embora que ardente,
embora que fogo,
eu seria uma frágil fagulha,
um doce alimento do vento.
Em ti continuo a ser fagulha
mas integrante das chamas,
das labaredas,
que escuridão e lama
nenhuma conseguirão deter.

Fora de ti,
sou um "indivíduo...
nada mais".
Em ti,
continuo sendo um pigmento
mas um pigmento rubro
da vermelha aurora
que o sol hasteia
a cada manhã.

Fora de ti,
sou um homem frágil
atirado ao mar;
Lá já estive
e me lembro o que eu era:
um homem com os punhos
e a alma ferida;
não que eu não amasse, que'u sempre amei,
não que eu não guerreasse,
que'u sempre na guerra estive.
É que sozinho
eu me julgava
um guerreiro de uma guerra
já perdida,
um cavaleiro de uma princesa
já sem vida.
Sozinho, muitas vezes às cegas
eu vagava,
e os meus olhos
eram só sal e água.
Sozinho, eu me sentia
uma caça miúda com a qual
o inimigo se divertia.

Contigo estou em toda parte,
sou muita gente,
tenho muitos nomes:
sou greve, sou tocaia,
sou guerrilha,
sou beijo,
sou canção.

Contigo,
aprendi que o futuro
não é uma toalha
bordada
pelas mãos divinas.
O futuro ensinaste-me,
nossas mãos unidas
vão arrancando,
vão talhando,
esculpindo, polindo,
na rocha bruta,
áspera,
adversa
do presente.

Adalberto Monteiro / Outubro 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home